quinta-feira, 14 de julho de 2016

O xadrez e a vida - 04

04 – O xadrez e a vida
Chegar primeiro!
Hoje vou falar de algo importante no xadrez e no quotidiano da vida. Refiro-me à antecipação.
Todos sabemos a vantagem de chegar primeiro, fazer primeiro, dar xeque-mate, primeiro que o outro.
No xadrez temos de aproveitar a nossa vez de jogar para chegar primeiro ao objectivo. Por isso não podemos desperdiçar as oportunidades de ter antecipação.
E na vida? Poderia estar aqui horas e horas a dar exemplos com é importante a antecipação de cada um, no seu dia-a-dia.
Tomei a liberdade de partilhar uma metáfora, que escrevi há anos para um livro profissional “Gestão & Liderança”. Nela se fala da antecipação, mas também do respeito pela pontualidade.
Antecipação
João tinha uma entrevista para concorrer e tentar o seu primeiro emprego. Era uma excelente oportunidade. Ele tinha todas as condições para conseguir o seu objectivo. Licenciado com mérito e com bastante cultura geral. O jovem tinha uma excelente presença e o dom, da palavra fácil. Vestia com sobriedade e limpeza.
João estava feliz. Saiu de casa naquela manhã de Maio bem-disposto. O tempo estava ameno, nem calor nem frio. O sol brilhava sobre a cidade, dando um manto de prazer a todos que caminhavam pelas artérias movimentadas. Tudo gente a caminho do trabalho ou das escolas.
O rapaz não apanhou o autocarro, decidiu caminhar através do parque, para apreciar tanta beleza. Pensou. – Tenho tempo, muito tempo!
Quando chegou à multinacional, empresa onde ia ser entrevistado, foi recebido com cordialidade por uma bonita funcionária.
Depois, a elegante rapariga, secretária do director dos recursos humanos, pediu-lhe para aguardar um pouco.
O João foi encaminhado para a confortável sala de espera, onde ficou descontraidamente esperando.
Passaram-se dez minutos. Um jovem bem-apessoado saiu do gabinete do entrevistador. Vinha com ar feliz, que demonstrava num largo sorriso.
Mais cinco minutos se passaram, depois a secretária encaminhou o nosso rapaz até ao gabinete do director.
João entrou e foi bem recebido, como mandava a etiqueta, naquela moderna e evoluída empresa.
Apôs as apresentações, conversaram sobre os mais variados temas. Via-se que o entrevistador estava bem impressionado com o rapaz.
Por fim dirigiu-se ao João falando sobre o tema principal: a entrevista de emprego.
- João, gostei muito de o conhecer e conversar consigo. Penso que o senhor tem todas as condições para esta vaga que nós vamos preencher.
Calou-se durante trinta segundos e continuou.
- Tem todas as condições, menos uma. A antecipação! O senhor chegou tarde à entrevista. O rapaz que saiu há pouco já conquistou o lugar. Além de ser competente como o João, às nove horas já estava à porta do meu gabinete.
Depois concluiu…
- Se me permite um conselho, na sua próxima oportunidade, não se atrase. Faça uma jogada de antecipação!
15/06/2014
Nota: do livro “Gestão & Liderança”.
José Bray




Sem comentários:

Enviar um comentário