terça-feira, 12 de julho de 2016

O xadrez e a vida - 01

01 – O xadrez e a vida
Diz quem sabe, ou talvez não: que o xadrez imita a vida. Ou será ao contrário? A vida a imitar o xadrez…
Teremos aqui a velha estória da galinha e do ovo?
Já agora vou dar a minha opinião sobre esta eterna questão, falo dos galináceos. Para mim não há enigma: primeiro apareceu o galo, depois a galinha e finalmente o ovo.
Já fiz a explicação noutro contexto. Se alguém estiver interessado publicarei a minha tese. Sim, baseada na bíblia!
Voltando ao cerne do assunto que me trás aqui.
A analogia entre a vida e o xadrez, ou vice-versa, é assunto há muito debatido. Já o famoso Garry Kasparov, ex campeão do mundo e quem sabe, talvez o mais forte jogador de sempre, afirmava isso no seu livro “A vida imita o xadrez” publicado em 2008.
Por isso não estou a fazer nenhum inédito. Irei em futuros artigos dar os meus pontos de vista sobre a matéria.
Na verdade, muito do que se passa na vida acontece no xadrez e ao contrário também.
Não esquecer, o que dizia o meu amigo Tarira e também o Druida: o xadrez é um jogo, lúdico e de alta competição, uma imensa ciência, com muita arte, uma filosofia para quem raciocina e para muitos uma religião.
Acrescento: o xadrez também é terapêutico!
Por hoje, fico por aqui… mas vai haver continuação.
José Bray


Sem comentários:

Enviar um comentário