domingo, 28 de novembro de 2010

A amizade - Homenagem ao senhor João!

Para mim, a amizade é uma coisa sagrada, ou sou amigo ou não sou. Todos nós precisamos de amigos! Nunca traí alguém que fosse meu amigo! Um verdadeiro amigo é coisa rara neste mundo. Felizmente tenho um bom número deles. Hoje vou falar de uma amizade que já tem quase trinta anos, estou a falar de João Duarte Santos, um homem bom natural do Bombarral. O senhor João é uma personagem muito interessante, inteligente, solidário, amigo do seu amigo, um grande desportista. Desenvolveu no seu Concelho um projecto no chinquilho que dura há várias dezenas de anos, nessa organização entram todas as freguesias do Concelho, uma tarefa toda a seu cargo! Também criou a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, equipa que tem mantido um nível elevado e onde dezenas de jogadores desenvolveram as suas qualidades, tudo à custa do João Santos. Nas provas do Inatel já representei o seu amado clube, jogando ao lado do saudoso Mamede Diogo, sou convidado habitual na festa de fim da época do chinquilho no Santuário do Carvalhal. Por isso sei que este senhor é muito meu amigo, tenho várias provas dessa amizade que eu sempre retribuo com imenso prazer! Neste momento a sua secção de Xadrez está a levar uma homenagem ao seu líder, expressa num torneio especial para convidados. É muito justa esta homenagem, eu mesmo há vinte anos lhe fiz uma, ao atribuir-lhe a troféu de mérito da Associação de Xadrez de Leiria. Não quero fazer um juízo de valor, mas ao ver a lista dos convidados fiquei perplexo, o nome Bray não aparecia, não fiquei zangado mas fiquei triste!

Sem comentários:

Enviar um comentário