segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Xadrez - O artigo 36

Amigos xadrezistas como muitos sabem, houve uma fase da minha vida em que me preocupei com as coisas do Xadrez Nacional, algumas coisas mudaram através de propostas minhas, por exemplo o embrião dos Nacionais de equipas! O sistema ficou a funcionar, foram-se fazendo uns acertos, em certa altura a coisa parecia estar boa… Entretanto começaram os iluminados a propor alterações mal pensadas, algumas tremendos disparates, por exemplo o excesso de equipas no Campeonato Nacional sendo o país tão pequeno e com tão pobre Xadrez, com isso esvaziaram os campeonatos Distritais de Equipas. Depois aprovaram a hipótese de um dado Clube ter muitas equipas nos Nacionais, matando o fomento de novos Clubes. Depois o socialismo foi posto na gaveta e os Clubes deixaram de ser apoiados, matando com isso mais Clubes, por fim passaram a cobrar por tudo e por nada, como se o Xadrez fosse só para ricos! Mais uma forma de matar o Xadrez Nacional! A partir de certo momento desisti… nas Assembleias Gerais da Federação, estavam sempre a aparecer representantes com ideias sem pés nem cabeça, por isso perdi a paciência! O pior é que muitas dessas luminosidades foram aprovadas, caso do famoso artigo 36, uma aberração sem pés nem cabeça! Razão da actual polémica que agora se estabeleceu sem fim à vista! Senti-me na obrigação de vir ao terreiro dar a minha opinião!
Aberração ou não o artigo 36 foi aprovado! Antes de as provas começarem os responsáveis dos Clubes deviam ter encostado a Federação à parede através de uma Assembleia Geral de forma a meterem juízo naquelas cabeças e anularem o disparate! Mas não o fizeram! Então só há uma atitude a tomar acatar (cumprir) o regulamento, doa a quem doer! Parece-me óbvio que os seccionistas e directores dos Clubes de Xadrez não fizeram os trabalhos de casa, não foram cuidadosos na leitura dos regulamentos!
Será que há outra solução? Talvez, mas não compliquem mais!
Para terminar, quero informar que o meu SOM-Sport Operário Marinhense desce da 2ª divisão para a 3ª divisão por não ter cumprido o artigo 36. Fomos incompetentes por isso temos a paga!
José Bray

Sem comentários:

Enviar um comentário