domingo, 21 de novembro de 2010

Opens de Xadrez - Inscrições e Desportivismo

Fazem-se Torneios de Xadrez de carácter não oficial quase todos os fins de semana, acontecendo mesmo dois ou três nas mesmas datas. Estou a falar dos chamados Opens de semi-rápidas, provas com um ritmo que pode ir de 15 a 30 minutos para cada jogador. Estes Torneios salvo a excepção são disputados num só dia. Como muita gente sabe fui dos primeiros a fomentar esse tipo de prova, exemplo o Torneio 25 de Abril da Marinha Grande que durou duas dezenas de anos. Esta prova através dos tempos teve contornos muito curiosos, mas isso fica para outra mensagem. Cada organizador apresenta carateristicas próprias nos seus eventos, depois há pormenores a que todos se assemelham. Só quero chamar a atenção para questões que me parecem oportunas. Então vamos lá!
Nestas provas entram uma grande miscelânea de xadrezistas, de mestre internacional a amadores que pouco mais sabem que mover as peças. De profissionais a simples apreciadores lúdicos, de idosos com mais de oitenta a crianças de seis anos. Todos pagam uma inscrição excepto os jogadores titulados. Estes mestres, são os que ganham os prémios monetários! A minha pergunta é. Isto tem alguma lógica? Nunca em torneio organizado por mim ou sob o meu apoio isso aconteceu! Eu conheço os argumentos desses mentores... assim como tenho os meus argumentos para contrariar a tese. Eles dizem, é para valorizar a prova! Eu digo, tão importante é o fica em primeiro como o fica em último! Respeitemos as duas opiniões! Mas, há sempre um mas... A mim parece-me é que há um excesso de subserviência dos organizadores dos ditos Opens! Só se zangará quem enfiar a carapuça.
O desportivismo sempre necessário em qualquer competição ainda é mais importante neste tipo de prova. Muitas vezes isso não acontece, tornando-se uma selva do salve-se quem puder. Parece-me anti pedagógico certas pressões exercidas sobre crianças de pouca idade sem qualquer experiência nem capacidade de se defenderem. Conheço miúdos e miúdas que abandonaram o xadrez devido a esses conflitos. Nós os organizadores destas provas temos de estar muito atentos a esta questão!

Sem comentários:

Enviar um comentário