sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A antecipação

A antecipação
João tinha uma entrevista para concorrer e tentar o seu primeiro emprego. Era uma excelente oportunidade. Ele tinha todas as condições para conseguir o seu objectivo. Era um rapaz culto, com boa presença e palavra fácil. Vestia com sobriedade e limpeza.
João estava feliz. Saiu de casa naquela manhã de Maio bem-disposto. O tempo estava ameno, nem calor nem frio. O sol brilhava sobre a cidade, dando um manto de prazer a todos que caminhava pelas artérias movimentadas. Gente a caminho do trabalho e das escolas.
O rapaz não apanhou o autocarro, decidiu caminhar através do parque, para apreciar tanta beleza. Pensou. – Tenho tempo, muito tempo!
Quando chegou à multinacional, empresa onde ia ser entrevistado, foi recebido com cordialidade por uma bonita funcionária.
Depois, a secretária do director dos recursos humanos, pediu-lhe para aguardar um pouco.
O João foi encaminhado para a sala de espera, onde ficou aguardando.
Passaram-se dez minutos. Um jovem bem aparecido saiu do gabinete do entrevistador. Vinha com ar feliz, que demonstrava num largo sorriso.
Mais cinco minutos se passaram, depois a secretária encaminhou o nosso rapaz até à porta do gabinete do director.
João entrou e foi bem recebido como manda a praxe.
Após as apresentações, conversaram sobre os mais variados temas. Via-se que o entrevistador estava bem impressionado com o rapaz.
Por fim dirigiu-se ao João falando sobre o tema principal: a entrevista de emprego.
- João, gostei muito de o conhecer e conversar consigo. Penso que o senhor tem todas as condições para esta vaga que nós vamos preencher.
Calou-se durante trinta segundos e continuou.
- Tem todas as condições, menos uma. A antecipação! O senhor chegou tarde à entrevista. O rapaz que saiu há pouco já conquistou o lugar. Além de ser capaz como o João, às nove horas já estava à porta do meu gabinete.
Depois concluiu…
- Se me permite um conselho, na sua próxima oportunidade, não se atrase. Faça uma jogada de antecipação!
15/06/2006




1 comentário:

  1. Esta metáfora escrita em 2006, adapta-se ao xadrez. É importante antecipar-nos aos lances do adversário, senão podemos não chegar à meta.

    ResponderEliminar