sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Xadrez - "Velho do Restelo", as alcunhas

As alcunhas no mundo do xadrez.
Um dia um amigo chamou-me “Velho do Restelo”. Não gostei, embora não tivesse ficado ofendido. Sei que foi uma brincadeira, na base de alcunhas a colar a cada um de nós.
Durante a minha vida já fui padrinho de algumas alcunhas que vestiam muito bem no visado, mas sempre com o cuidado de não ferir a dignidade de cada um, outros têm feito o mesmo.
O Vasco Elvas chamou ao nosso saudoso Carlos Quaresma o Dr. House, fabuloso.
O Rui Feio, chamou ao Carlos Baptista o Furacão, boa perspectiva. Ao mesmo Baptista apelidei de Indomável.
Voltando ao Rui Feio, para mim o Capitão América, mas um herói intelectual, nesse aspecto, nas antípodas do herói americano.
Entre nós o Carlos Dias era o Obelix, devido ao seu bigode e dimensão. Por seu lado o Vitor Cordeiro era o nosso Astérix devido às suas parecenças com a personagem da banda desenhada. A mim muitos puseram-me o Druida.
Por sua vez o Daniel Bray é “O Príncipe”.
E por aí fora não faltam alcunhas bem metidas…
Curiosamente, ou não, há pessoas que não têm perfil para serem apadrinhados por uma alcunha, ou que se possa fazer uma caricatura (desenho). Seja no sentido positivo ou no sentido negativo. São os chamados amorfos!
Agora uma coisa é certa e só falo no mundo do xadrez, nada tenho de “Velho do Restelo”, por isso o meu amigo que me perdoe. Para ele entender o seu erro vou dar-lhe algumas informações. Há mais mas não quero exagerar.
Uma coisa, tenho quase a certeza, tenho andado vinte anos à frente!
Cá vai a lista!
Lancei o torneio 25 de Abril na Marinha Grande, com nuances únicas.
Lancei o primeiro Nacional de semi-rápidas equipas.
Elaborei o projecto dos nacionais de equipas. Que outros abandalharam!
Fui o homem que proibiu fumar nos torneios de xadrez. Ainda a FIDE autorizava.
Promovi a criação do primeiro programa informático para os torneios suíços. O Protos que José Coelho foi o pai.
Escrevi a Bíblia da Gestão do Xadrez na A. X. Leiria, linha orientadora para as Direcções.
Tentei a criação de uma Academia central para o distrito. O que deu origem que alguns pensassem na sua Academia local. Eu queria uma Academia acoplada com a A. X. Leiria que apoiassem todos os Clube e promovesse o SABER na área do xadrez.
Como muitos sabem em Angola fundei a Academia de Xadrez de Luanda em 1973.
Tentei uma estrutura para receitas que permitissem capacidade para o Xadrez de Leiria evoluir. Isso partia por se criar uma Empresa em que os lucros iriam reverter a favor da modalidade e ainda poderia criar algum posto de trabalho.
Que aconteceu? É preciso explicar?
Além de tudo o mais, dou aulas de xadrez a custo zero, num projecto renovador, num Colégio exemplar.
Não ando trás de homenagens nem condecorações, nem sequer títulos. Amo o xadrez pela sua arte, ciência, filosofia e quase sentido religioso.
Como disse um dia. Troco qualquer título pelo Museu do Xadrez.
Encontram aqui alguma coisa de “Velho do Restelo”? Ou será que não sabem o que quer dizer “Velho do Restelo”?
É óbvio que alguns camaradas andaram nestes projectos comigo, bem-haja para eles, na parte positiva que lhes calhou, mas também alguns puseram areia na vaselina.
José Bray



Sem comentários:

Enviar um comentário