domingo, 29 de setembro de 2013

"Do nascer ao pôr-do-sol" de Luís Veiga


Amigo e camarada Luís Alberto Veiga, presente!
Na montanha, no mar ou na cidade, tu estás dentro “Do nascer ao pôr-do-sol”. Direi mais, tu também estás do pôr ao renascer do mesmo sol.
Ao ler a tua narrativa, enorme lição de vida, um bom livro, deixei-me embrenhar nas suas páginas e dou-te os parabéns por tudo o que foi escrito e a emoção que me causou.
A tua escrita tem emoção, tem humor, tem sofrimento e além de tudo o mais, tem muito para ensinar. Sinto que estou lá, não estando, mas depois estou mesmo.
Percorremos os dois, o mesmo espaço-tempo, vidas diferentes mas parecidas. Parece um paradoxo, mas não é para falar de mim que escrevo este texto.
“Do nascer ao pôr-do-sol”, está muito bem escrito, a obra está estruturada com inteligência. A partir do momento em que o leitor agarra o sabor das palavras, percorre com prazer cada página, não mais saindo de dentro do livro até, à dedicatória final.
Luís Veiga foi um combatente, em cada momento da sua vida, sempre guerreando pela paz e bem-estar dos seus, mas também dos amigos.
O livro é uma lição para nós todos. O autor teve a preocupação de não fazer uma obra lamechas ou de gabarolices. É impressionante a dimensão do seu amor à família, à Fátima, filhas e netos.
As estórias de vida contadas e vividas por ele, são testemunhos de um forte carácter e grande capacidade de liderança. Têm moral, dignidade, sentimento, humor e acima de tudo muita humanidade.
Adorei o seu “Do nascer ao pôr-do-sol”
Conheci o Veiga no quartel de Engenharia na Pontinha em 1966, mas só reparei nele durante a viagem no navio Uíge, quando partimos para a guerra em Angola. De imediato apercebi-me da sua capacidade de lutador e forte personalidade.
Em Angola não tivemos contacto permanente, embora fossemos os dois da mesma companhia. Contudo foi o suficiente para conhecer o ser humano. Aprendi a respeitar o Luís Veiga e ver nele um líder natural. Confesso que não foi o meu principal amigo, mas foi aquele que considerei mais adulto e mais preparado para a vida.
Tudo o que digo encontra-se no seu livro. Nos convívios da CC 1604 foi o camarada que mais trabalhou a par com o Joaquim Carvalho. Foi devido à sua dinâmica e capacidade de liderança que permitiu o reencontro de tantos camaradas.
Obrigado pelo livro Luís Veiga, és um escriba de mão cheia. Não pares, queremos mais!

O amigo e camarada
José Bray

1 comentário:

  1. Há leituras que nos fazem balançar sobre o que foi o nosso percurso de vida.
    Luís Veiga e José Bray, não caminhando lado a lado, tiveram as mesmas lutas e os mesmos sonhos. Luís Veiga merece bem esta homenagem. Parabéns por reconhecer o HOMEM!

    ResponderEliminar