domingo, 28 de julho de 2013

Gestão da A. X. de Leiria - estou desiludido!

Ando nisto do xadrez há muitos anos, desde 1972! Informo desde já que sou um grande sorna, só faço o que não posso deixar de fazer. Tenho uma teoria muito simplista, ninguém nasceu para trabalhar, muito menos para estudar. Vejam por isso o meu drama, só queria jogar o xadrez, dar pasto à mente e nada mais. Ganhar ou perder não tinha importância. Entretanto fui sendo apanhado em sucessivas armadilhas.
Mas, há sempre um mas. Os gestores do xadrez de um modo geral eram uma trampa. É lógico, um bom gestor está-se cagando para uma área que não dá dinheiro. Mas na verdade há sempre os dom Quixote, sou sem dúvida um deles, por isso fiquei agarrado toda a vida a uma serie de projectos. 
Comecei por fundar a Academia de Xadrez de Luanda, depois mais tarde fundei o Núcleo de Xadrez Marinha Grande. Fui fundador de outras trampas que até tenho vergonha em falar, não por mim mas pelos meus sócios que só raciocinavam com o umbigo.
Na Associação de Xadrez de Leiria fizemos maravilhas, mas depois uns amigos da onça que não faziam parte da minha equipa directiva, quiseram torpedear tudo, mandei-os dar uma volta. Claro que abandonei a Associação de Xadrez de Leiria, deixei um património rico, 1 100 jogos c/ tabuleiros, quase 40 relógios entre antológicos e electrónicos, sede com mobiliário, equipamento  informático completo e massa no banco. Nessa altura desisti!... Depois tudo desapareceu! Nunca me interessei em saber como. Tinha desistido!
A minha Direcção, que reunia regularmente sem faltas de comparência, fez um trabalho exemplar. Pensávamos em termos do Distrito e não em termos de um qualquer grupelho!
Depois tudo o vento levou! Material informático, peças, tabuleiros e relógios. Que conseguiram atingir os discípulos do diabo? Nada, nada de nada! Penacho, currículo e pouco mais!... 
E agora que temos? Uma Associação que é uma aberração, onde estão os interesses do xadrez no espaço que vai de Alvaiázere ao Bombarral? Tudo está a morrer e a desaparecer, excepto uma flor que nasce aqui e ali!
Estou muito desiludido com os nossos dirigentes!
Uma Associação tem de estar acima dos interesses mesquinhos de um qualquer grupelho! O grupelho tem direitos, então os seus defensores devem ficar nos seus lares e deixarem o distrito a quem tem uma visão global!
Amigos, pensem! Pensem! Tentem sair do vosso fato simplista! Não sejam como os governantes do país! Ou seja incompetentes!
Leiam a Bíblia de Gestão do Xadrez, talvez cheguem a uma conclusão!
Estou disponível para explicar o que não tenham entendido!
José Bray

1 comentário:

  1. Subscrevo na integra.
    Acresce referir que quando o José Bray saiu, eu também saí, voltando 2 anos depois, saíndo 6 anos volvidos, e deixando também a conta provisionada com 1364 euros, e que ao que julgo saber ainda existem. Ainda bem. Temos é que todos pensar o futuro e encontrar saída.
    Codias

    ResponderEliminar