segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Memorial José Vareda 2013 - Xadrez


Este ano a 26 de Janeiro disputou-se na Marinha Grande o 24º Memorial José Vareda, torneio de xadrez, homenagem do SOM ao ilustre cidadão homem com H grande, da cidade vidreira e não só. Estiveram presentes dezanove equipas sendo duas do clube anfitrião. Infelizmente foi um fiasco, no ano anterior estiveram quarenta e sete equipas sendo só uma da casa.
Desde que José Bray em 1990 arquitectou e levou à prática este evento, o Memorial foi sempre uma organização de excelente qualidade, ou seja um sucesso, sendo considerada por muitos a melhor prova de xadrez do calendário português. A pedido da Federação Portuguesa de Xadrez o Memorial passou a ser simultaneamente Campeonato Nacional de Equipas em partidas semi-rápidas. Foi assim durante vinte e três anos.
O casamento SOM/FPX nos últimos anos não foi contudo pacifico. A ruptura esteve diversas vezes para acontecer, mas no fim o bom senso imperou. Um protocolo foi assinado que dava o direito ao Memorial José Vareda ser até 2014 também Nacional, depois se voltaria a negociar. Este documento foi assinado entre a Direcção do SOM e o presidente da FPX Jorge Antão.
Sempre me fez confusão estes ataques sem tacto da FPX à filosofia do projecto do SOM no que respeita ao Memorial, uma vez que a Federação Portuguesa de Xadrez tinha um torneio oficial do seu calendário nacional, realizado a custo zero, sem qualquer trabalho e sem qualquer chatice. QUE MAIS PODERIAM QUERER? A ideia foi do SOM, a data foi conquistada pelo SOM, o trabalho foi do SOM e o prejuízo foi do SOM. Os anteriores presidentes da FPX, gestores mais experientes, foram sensíveis a estes argumentos.
Foi com grande espanto que este ano tomei conhecimento da divórcio SOM/FPX, levado a cabo por um jovem presidente (nascido quase na altura do primeiro Memorial) e um presidente que não cedeu às exigências federativas, não sei se bem se mal. Tentei investigar.
O senhor presidente da FPX, fez simplesmente tábua rasa do compromisso assumindo pelo seu antecessor.
Segundo me disseram a Federação pretendia uma parte das verbas relativas às inscrições na prova, dizem um terço. Será verdade? Se for é ridículo no mínimo!
Sim é um disparate, como muitos que têm sido feitos no xadrez nacional. A Federação queria parte das inscrições e o SOM ficaria com os prejuízos aumentados devido a isso. O Memorial dá sempre prejuízo, sem as inscrições ele ainda seria maior.
Ainda por cima a Federação cheia de falta de tacto foi marcar o Nacional para a mesma data que o Memorial que já acontece há 23 anos na Marinha Grande e sempre no último sábado de Janeiro. Por fim num recuo de última hora passaram para Março perante uma evidente derrota que se avizinhava.
Em qualquer dos casos contribuíram provavelmente para o fim de uma prova ímpar  Que ganhou o Xadrez de Portugal com tanto disparate?
Quero também dizer que embora já não faça parte do xadrez do SOM, apoio a sua tomada de posição. Não tinham infelizmente outra atitude a tomar, seguir em frente mesmo sendo um fracasso e com um grande buraco financeiro.
Tenham juízo meus senhores! Se não sabem, peçam conselhos.
José Bray

Sem comentários:

Enviar um comentário