segunda-feira, 28 de março de 2011

Filarmónica da Ermegeira - Parabéns!






A Banda da Ermegeira fez anos, cento e vinte nove a tocar! Já vem do tempo de D. Luís, rei culto que fomentou o nascimento de filarmónicas por todo o país! Meus amigos, tentem situarem-se nessa época e pensem na importância dessas medidas do rei, comparem os tempos e as tecnologias. Os nossos actuais governantes deviam colocar os olhos no exemplo de D. Luís. Mas mudemos a bússola...

Como não não podia deixar de ser fui ao concerto comemorativo, gostei do que ouvi e vi! Cerca de quarenta músicos, sendo um terço raparigas. Tudo muito afinado e superiormente dirigido pelo Maestro Álvaro Reis. Este responsável tem dedicado a sua vida à Banda e inclusive tem excelentes composições, por exemplo, "O Parque da Várzea". Logo que posso colocarei essa marcha neste Blog.

Após o concerto foi servido um farto beberete, gratuito, serviu para conversar com familiares e amigos, seguiu-se uma a sessão de fotografias, projectadas em ecrã e recordou-se, tios e primos já desaparecidos.

O meu avoengo Silvério Pedro da Roza Bray (junto foto) foi um dos fundadores, outro Silvério (junto foto) seu neto e meu padrinho, foi o músico com mais tempo de banda, mais de setenta anos. Conta-se que em França a banda só pôde contar com um trombone, o padrinho sozinho fez o trabalho todo e foi um show. Houve uma altura em que os Bray enchiam a banda! Hoje não!

Contaram-me uma terceira versão sobre o nascimento da Banda, mas fica para outra altura. Entretanto juntos três fotos da Filarmónica de épocas diferentes, fundação, anos cinquenta e actual.

Povo da Ermegeira, ajudem e acarinhem a vossa Banda, se ela acabar a alma da aldeia também morrerá!

Gostei muito e na próxima lá estarei!

Sem comentários:

Enviar um comentário