segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Xadrez - As três irmãs

Introdução
Amigos,
Hoje vou vos falar de três irmãs que são muito unidas e podem ajudar os xadrezistas a vencerem as batalhas no tabuleiro. Não sei qual delas é mais poderosa, mas sei que em conjunto conseguem grandes feitos e são quase invencíveis. Não sei a idade delas, nem se são feias ou bonitas! … Os meninos devem estar a pensar que estou a brincar, mas não. Sei o nome de cada uma e quais as suas capacidades mágicas.
Os seus nomes são: Iniciativa, Antecipação e Pressão.
Agora vamos falar das suas virtudes.

A Iniciativa
Na vida as pessoas precisam de ter iniciativa. Muita gente não consegue chegar a lado nenhum devido à falta de iniciativa. Encolhem-se; por medo, por timidez ou por indolência. Outros factores podem impedir as pessoas de terem iniciativa, por exemplo; a falta de conhecimentos! Meninos e meninas, vamos todos estudar!
No xadrez passa-se o mesmo, não havendo iniciativa os jogadores têm muita dificuldade em conseguir vitórias. Não podemos esperar que as coisas aconteçam. Quem tiver muito saber técnico; aberturas, finais, meio jogo, estratégia, táctica, etc. … Consegue vitórias, mas quando confrontado com xadrez do mesmo nível, raramente vence, normalmente fica-se no empate ou na derrota.
Por isso, a iniciativa é o caminho mais curto para vencermos! É o caminho mais curto para o objectivo.

A Antecipação
A antecipação está directamente ligada à iniciativa. Na vida é preciso ter antecipação! Temos de chegar primeiro. Não esqueçam o velho ditado --- Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje. As pessoas por indolência ou irresponsabilidade vão adiando as decisões e normalmente chegam tarde. Não têm antecipação.
No xadrez acontece o mesmo; precisamos de ter antecipação. Temos de fazer antes do adversário, seja a atacar seja a defender. Como na vida, também no xadrez a antecipação está bastante ligada à iniciativa. Nem sempre! Mas, chegar primeiro ou fazer antes que o adversário, pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

A Pressão
Como é lógico, a pressão também tem ligação com a iniciativa e a antecipação. Na vida precisamos de dar continuidade aos conceitos anteriores, a isso chama-se pressão. Se a iniciativa e a antecipação forem momentâneas, podem não chegar para atingir o objectivo e a tarefa fica incompleta.
No xadrez acontece o mesmo, a pressão tem de ser exercida até o adversário levar mate ou não conseguir vencer. Não esqueçam que uma partida só acaba quando um dos jogadores abandona ou os dois aceitem o nulo (empate). Muitas vezes uma jogada passiva leva ao desmoronamento da posição e do jogo. Já assisti a muitas partidas em que um dos jogadores tinha uma posição de forte pressão, ao passar de um lance para outro lance abrandaram a pressão e acabaram por perder ou empatar. Pensem bem antes de jogar, em certas posições vale mais ter pressão do que ganhar material.

Conclusão
Resumindo; cada irmã tem as suas virtudes e o seu poder. Mas a sua maior força é a união! Quando as três se unem fazem maravilhas. São um trio invencível. Por isso meus amigos, façam-se amigos das três irmãs e elas farão dos meninos e meninas campeões!.. Aprendam o mais que puderem com elas e elas passarão a ser também vossas irmãs. Os quatro farão partidas de alto nível e os adversários irão tremer com a vossa força.


Marinha Grande, 12 de Abril de 2004

Amigos,

Em breve irei falar de outros familiares, todos irão dar uma ajuda na vossa formação. Os meninos conhecem a mãe Abertura? E o pai Meio Jogo? E a avó Estratégia? Ainda temos os tios Espaço e Centro, as tias Táctica e Manobra, o avô Desenvolvimento, os primos Finais, etc., etc.
O Xadrez é um mundo maravilhoso paralelo ao real, mas no bom sentido. O jogo é leal, democrático, sem racismo, ou outras formas de exclusão social. No xadrez não há ricos nem pobres, feios ou bonitos.
Ninguém tira a vez a ninguém.
No Xadrez não há batota! …

José Bray



Sem comentários:

Enviar um comentário