quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Núcleo de Xadrez Marinha Grande

Hoje vou falar desta Colectividade, conhecida de muitos mas que se encontra em "stand by" por razões estratégicas. O Núcleo nasceu em 3 de Julho de 1983, os mentores principais foram o José Martins Saraiva que ficou como sócio nº1 e José Manuel Bray (eu) que ficou como sócio nª2. Esta data foi escolhida porque foi o dia em que a rapaziada competiu sob essa bandeira (designação). A prova foi o Campeonato Aberto de Xadrez do Concelho de Manteigas (Distrito da Guarda). Representaram o Núcleo os seguintes xadrezistas; José Bray-3º, Idilio Gomes-7º, António Ruivo-8, Vitor Cordeiro-11º e José Renato Saraiva-13º, num total de oitenta e oito participantes. Por equipas o Núcleo venceu à frente de quinze formações. Foi um baptismo em grande!
A primeira sede da Colectividade foi na rua do Matadouro em sala construída para o efeito pela Autarquia da Marinha Grande. Nessa época o Xadrez tinha um vasto apoio da Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente Emílio Rato e dos vereadores Francisco Duarte, Francisco Veríssimo e José Luís. Mais tarde a sede mudou para instalações do SOM, cedidas a custo zero por José Vareda com o apoio de Telmo Ferraz.
A partir da sua fundação o novo clube passou a liderar e a dirigir o xadrez da Marinha Grande e do Distrito e marcou forte presença no panorama nacional. Venceu diversos zonais competiu forte na 1ª Divisão de Clubes e os seus jogadores atingiram inúmeras posições de destaque nas muitas dezenas de provas em que competiram, conquistando títulos nacionais a nível de jovens.
A escritura legal do Núcleo aconteceu a 20 de Janeiro de 1987, sendo sócios fundadores assinando a escritura: José Saraiva, José Bray, Vítor Cordeiro, António Ruivo, Carlos Quaresma, Carlos Marques, Gustavo Morais, José Andrade, José Botas, Florência Bray, Lídia Salgueiro, José Botas, Elmiro Ferreira, João Ferreira, Telmo Rodrigues e Vítor Edra.
A actividade do Núcleo de Xadrez Marinha Grande, durante dez anos foi intensa, podemos destacar, para além do que já foi dito o seguinte; tetra campeões de Portugal em Xadrez por conrespondência, edição de seis números da Revista Oficial do Xadrez Postal, campeões nacionais do Inatel equipas, organização do famoso Torneio 25 de Abril, apoio com bastante actividade nas Jornadas Desportivas da Marinha da Grande e por fim criação do Memorial José Vareda em Homenagem ao doutor desaparecido entretanto. Mas muitas outras actividades aconteceram como é o caso da formação dos jovens, mas para nos apercebermos da importância desta Colectividade chega.
Mais tarde o NXMG fez uma fusão com o SOM e assim continuou a saga, contudo no dia que for necessário o Núcleo de Xadrez Marinha Grande abrirá as suas portas e voltará a entrar em actividade! Falta acrescentar que o emblema é as armas da cidade e a cor o preto e o amarelo torrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário