segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Xadrez - Abertura, meio-jogo e final

Amigos,

Conforme prometido, hoje vou falar da mãe Abertura do pai Meio-Jogo e dos primos Final.
A vida de uma pessoa divide-se em três períodos, infância, adulto e idoso.
As fases de uma partida de xadrez são três, abertura, meio-jogo e final.
Vamos comparar a analogia entre a vida e o xadrez.

Abertura

Para uma criança entrar na vida, tem de ter uma boa preparação; alimentação de qualidade, cuidados de saúde, amor e carinho, educação e instrução cuidadosa. Um jovem mal preparado dá um mau adulto.

No xadrez passa-se o mesmo. A abertura tem de ser feita com rigor, senão a partida não está preparada para o meio-jogo. Uma má abertura significa uma rápida derrota.
Meninos e meninas, vamos estudar e compreender a abertura. Para muitos esta é a fase mais fácil de uma partida de xadrez. Peçam apoio aos vossos professores para vos ajudarem a entenderem a mãe Abertura.

Meio-Jogo

Quando um jovem atinge o estatuto de adulto, entrou no meio-jogo. Precisa de estar preparado para a complexidade da vida; emprego, família, habitação, vida social, realização pessoal, doenças, etc.

Quando uma partida atinge o meio-jogo entra numa fase conflituosa e complexa, a táctica e a estratégia misturam-se intensamente. Os jovens precisam de muita formação xadrezista para dominarem esta parte dos combates que travam.
Peçam apoio ao pai Meio-Jogo para vos ajudar nesta fase da partida, tão difícil e complexa, tal e qual como na vida de um adulto.

Final

No fim da vida, o final, o idoso tem de utilizar o saber acumulado através da sua existência. Deve ter a melhor qualidade de vida possível, até ao momento final, o xeque-mate.

O Final, conclusão da partida (e da vida) é no xadrez arte e ciência. Nos finais de partida atinge-se a perfeição. Para os mestres, o final de um jogo de xadrez é a parte que justifica mais estudo.
Estudem bem os finais, dessa forma vão conseguir muitas vitórias. Ninguém pode ser campeão se não for bom finalista.
Aprendam com os vossos primos de apelido Final.


Marinha Grande, 16 de Abril de 2004

José Bray

Nota final: Uma partida de xadrez é um todo e precisa de muito estudo. O problema é, como orientar esse estudo? Como cativar os jovens? Se o ensino não for agradável a criança desiste!

Sem comentários:

Enviar um comentário