sábado, 4 de junho de 2011

Xadrez - VI Festival da Lourinhã

Carlos Baptista (o Indomável) é o responsável por algo muito bem organizado! Isto num país com pouca sensibilidade para a arte de Caissa é de louvar e aplaudir. Os Encontros de Xadrez da Lourinhã, seis foram realizados, são do melhor que se faz em Portugal na área do xadrez, modalidade tão esquecida pelo Poder Central.

Sempre tive uma atracção pela Lourinhã, a povoação caiu-me no goto há muito tempo. Vou ao Festival há quatro anos e lamento não ter ido a todas as edições, no futuro enquanto puder não vou faltar.

Nestes Encontros de dois dias há de tudo, dois torneios sendo um para jovens, simultâneas, conferências, exposições. Muito convívio e espírito desportivo de realçar! Todos os anos há um mestre convidado que prestigia o xadrez e a organização, eles aqui estão por ordem de presença; Igor Glek, Luis Galego, António Fróis, Joaquim Durão, Luís Santos e Sérgio Rocha.

Este ano, foi o máximo com o lançamento de um livro de xadrez do mestre Luís Santos, a partir da página que o mestre publicava na Capital. Um excelente trabalho da organização!

A Câmara Municipal da Lourinhã como patrocinadora destes Encontros está de parabéns e o xadrez agradecido pelos eventos! Cada vez gosto mais da Lourinhã!A organização é de alto nível, até para quem entra na povoação tem indicações do local. As inscrições são simbólicas e a comida excelente! A filosofia de prémios deslumbra o mais exigente, é em géneros, livros e material de xadrez. Muito bem pensado!

Todos sabem que sou muito exigente! Estou encantado! Amantes do xadrez venham à Lourinhã no próximo ano!

Mas o grande homem destes encontros é sem dúvida o Carlos Manuel Maximiano Baptista (o Indomável), que me perdoe alguém para quem esteja a ser injusto. Dá muito trabalho e dor de cabeça, criar uma obra destas, só ele! Obrigado amigo e não desistas!

José Bray


Sem comentários:

Enviar um comentário