terça-feira, 12 de novembro de 2013

Carlos Baptista, está revoltado!

Xadrezistas e amigos,
Vou transcrever, no seu grito de revolta, a Carta Aberta do meu companheiro Carlos Baptista. É verdade, parece impossível que os semi-profissionais do xadrez nacional não aproveitem as oportunidades que lhe são dadas pelos carolas da modalidade para quem nenhum lucro daí lhes advém. Depois andam a choramingar pelas esquinas dizendo que a Federação Portuguesa de Xadrez nada faz, mas fazendo juízo de valor em causa própria. Todas as Direcções têm feito porcaria, umas mais que outras, por isso é preciso analisar a que fez menos trampa. Sou dos que construtivamente critico o que não acho bem, mas nunca em causa própria. Depois aprecio o que de bom é realizado, não criando inimigos de estimação. Também lamento a atitude dos jogadores do Distrito de Leiria ao não apoiarem  uma organização deste tipo, elaborada com toda a dedicação.
No passado, como é do conhecimento geral dos mais velhos e não só, criei uma série de projectos. Acontecia que a maior parte dos xadrezistas deste país, pensavam que faziam um grande favor vir jogar as provas. Não, não e não! Nós é que lhes fazíamos um favor!
Estou completamente solidário com o Carlos Baptista e admiro a sua capacidade indomável de aturar esta gentinha. Eu, há muito que desisti... e o xadrez não ganhou nada com isso.
Segue o grito de revolta do meu amigo.
José Bray

Circuito Nacional Lentas 2012/2013 da FPX - I TORNEIO DE XADREZ CLÁSSICO DO OESTE 
cancelado por falta de inscrições mínimas… 
Carta Aberta aos Xadrezistas que a quiserem ler… 
O meu nome é Carlos Baptista. Sou dirigente e jogador da AX do Bombarral/CCMB. Considero-me um anónimo no Xadrez Nacional. Sou um aficionado, adepto do xadrez, e nada mais do que isso. Como jogador, sou modesto. Eu e mais alguns milhões no mundo. Somos a maioria, a gente vulgar do xadrez. Porque da elite mundial restam pouco mais de 100… 
Acompanho o que se passa a nível internacional, talvez como poucos jogadores do meu nível em Portugal. Desde o ano de 1977 que estou no xadrez, o meu maior contributo, foi como organizador de provas, que é aquilo que melhor sei e posso fazer. Tenho poucas ou nenhumas aspirações no Xadrez. Como jogador, não poderei provar muito mais. Como organizador talvez. 
Mas neste lamaçal em que nos encontramos, será um pouco difícil. Tudo isto vem a propósito do lançamento, na passada época desportiva do Chamado Circuito Nacional de Lentas promovido pela FPX. E a meu ver bem. Nunca me lembro de um circuito nestes moldes, com tão bons resultados. Mas o imprevisto chegou, sem apelo nem agravo, neste cinzento mês de Novembro de 2013... 
Após uma série de três provas com um êxito muito assinalável, a última prova do Circuito a realizar entre 9 e 17 de Novembro (repartida em dois fim de semana), na vila do Bombarral, foi cancelada por falta de inscritos. Uma vergonha para o xadrez nacional!... Isto serve apenas os interesses daqueles que só sabem criticar e querem, ano após ano, que o xadrez nacional regrida. Infelizmente neste pequeno país, onde impera a mesquinhez, a inveja e o sentimento individual, em detrimento do colectivo, há muita gentinha deste calibre. 
É lamentável que todos aqueles que estão sempre a queixar-se da falta de provas de lentas, agora não se tenham inscrito nesta prova. E esta lança vai seguramente direccionada para aqueles jogadores e dirigentes do nosso distrito, que não se inscreveram. Não venham com desculpas: para aquilo que querem e optam, arranjam sempre maneira de ir, para outras que não lhes convém, simplesmente não aparecem…Das duas, uma: ou não gostam de vir à AX do Bombarral/CCMB, o que estão no seu direito, ou pretendem boicotar uma prova promovida pela FPX. E em boa hora esta Direcção da FPX criou este Circuito. Pena, nem todos os xadrezistas portugueses o merecerem!... 
A actual Direcção da FPX tem feito aquilo que o país precisa: uma verdadeira limpeza de hábitos, costumes 
instituídos, maior transparência, aquilo que em suma não convém a muitos!... E estou perfeitamente à vontade para dizer isto, porque nem sequer os apoiei. Eles sabem. Eu já lhes disse. Mas agora gosto deles. E porque mudei? Tenho o discernimento suficiente para reconhecer o seu trabalho em prol do Xadrez e por isso hoje têm todo o meu apoio, e naquilo que a mim diz respeito, tenho trabalhado bem com a actual Direcção da FPX. Aplaudo muitas das suas medidas e tomadas de posição, numa altura de severos cortes às Federações Desportivas, deste miserável governo de Portugal… 
Há uma série de jogadores que têm a obrigação moral de participarem neste tipo de provas. Em primeiro lugar a começar pelos jogadores dos clubes do nosso distrito. Um distrito onde ocorrem muito poucas provas deste nível. 
Ainda para mais, num torneio em que distribui prémios em dinheiro. Uma queixa muito frequente entre os nossos jogadores da pseudo elite. Sim pseudo, ouviram bem, porque a elite mundial do Xadrez, meus caros, não mora aqui. Dois deles estão em Chennai na Índia. Sigam-nos. Copiem-lhes os exemplos… 
Não há desculpas. É lamentável que o nosso esforço vá por água abaixo, por falta de inscritos!... Como queremos captar mais praticantes e sponsors se cancelamos um Torneio FIDE, por falta de inscritos? No que a mim me toca, servirá de exemplo: não será tão cedo, que iremos promover um Torneio FIDE desta envergadura, promovido pela AX do Bombarral/CCMB … 



Carlos Manuel Maximiano Baptista 
49 Anos, Antropólogo. Dirigente Associativo há mais de 36 anos e xadrezista de IX Categoria ou menos… 

Bombarral, 7 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário