quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Xadrez - O doping

O Xadrez, como todos sabem é praticado em todas as idades, desde muito novos até idade avançada. Já vi a jogar em competição meninas e meninos de seis anos e idosos com mais de oitenta. É uma modalidade praticada por pessoas saudáveis e pessoas doentes, inclusive por quem tem as mais variadas deficiências, tais como invisuais, surdos, mudos, paraplégicos, saúde mental, e muitas outras! Todos podem fazer competição e ninguém os pode descriminar! Muitos praticantes precisam de medicamentação pois têm mazelas que o exigem. Mas no Xadrez há uma idiotice sem pés nem cabeça! Há uma coisa chamada controle DOPING, como se tratasse de ciclismo, atletismo, futebol, natação, etc., etc.
Se me disserem que o comportamento é fundamental, e aí o controlo sobre o álcool é essencial, mas impedir que um doente não possa tomar um medicamento porque faz parte da lista de proibição do doping é no mínimo uma tolice! O Xadrez é uma modalidade em que 99% é amadora ou seja os jogadores custeiam o seu custo. O Xadrez é uma modalidade lúdica em que o jogo se confunde com arte e ciência, por isso para quase todos é uma forma de viver com mais felicidade! O Xadrez também é uma modalidade terapêutica, faz bem a muita gente doente que têm o direito de o praticar!
Muitos dizem: isso é só para inglês ver, é só para estar no papel! Maneira cómoda de lavar as mãos como Pilatos. Acontece que já houve torneios com controlo anti-doping. E talvez o mais ridiculo seja a lista ser igual à das restantes modalidades.
Pessoalmente conheço muitos xadrezistas com necessidades de medicamentação! Vamos proibi-los de jogar? Muitas vezes é este jogo que os salva!

Sem comentários:

Enviar um comentário