quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A Filarmónica da Ermegeira - nova versão

No dia dezanove de Dezembro deste ano, desloquei-me à minha linda aldeia para ouvir o concerto de Natal interpretado pela Filarmónica Ermegeirense dirigida pelo Maestro Álvaro Reis, apaixonado da Banda e autor de muitas peças! Gostei, executaram com muita qualidade os temas a que se propunham, gostei por ver tantas raparigas a tocar, contei quinze mas é natural que fossem mais. foi uma tarde bem passada, no seu excelente auditório. No fim foi servido um lanche aos convidados que não aproveitei devido a outros compromissos.
Gosto muito da Filarmónica da minha terra, mas a razão desta mensagem é outra! Em vinte cinco de Junho deste ano inseri uma mensagem a falar do nascimento da Banda, agora fui confrontado com outra versão, por isso senti-me na obrigação de a dar a conhecer. Mas atenção, eu não inventei a primeira, foi-me contada por familiares inclusive o meu padrinho Silvério Pedro da Roza Bray. Vamos então transcrever o texto a que tive acesso.
A fundação da Sociedade Filarmónica Ermegeirense remonta aos finais do século XIX, mais propriamente ao ano de 1882.
Esta banda já existia e estava sediada na nossa freguesia, no lugar de Maxial, há vários anos (não se sabendo ao certo quantos).
Segundo a versão de dois dos seus fundadores, António Feliciano e Terêncio Pedro, os elementos que compunham a referida banda, eram todos da Ermegeira à excepção de um que era do Maxial. Pelo que, numa bela noite, depois do respectivo ensaio, os músicos combinaram em levar para a Ermegeira todo o espólio da banda e, ao raiar da aurora do dia 5 de Março de 1882, a população ermegeirense foi acordada ao som dos primeiros acordes da Sociedade Filarmónica Ermegeirense.
Como se pode comparar as duas versões são muito interessantes, confirma-se que houve uma mudança de local e a banda acabou por vir para a aldeia da Ermegeira, também o ano coicide.
Quando conseguirmos mais dados eles serão inseridos em nova mensagem. Em qualquer dos casos, muitos parabens à nossa Filarmónica!

Sem comentários:

Enviar um comentário