sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Susejo

Susejo

Em Março de 2013 pensei em escrever um texto mas não anotei o objectivo final. Dei ao texto o título de Susejo. Escrevi a introdução e coloquei de lado para mais tarde continuar. Ontem ao reler a tal introdução não consegui recordar o que pretendia. Agora vou ter de encontrar uma solução porque quero continuar… Maio de 2013. Mas na verdade não avancei.
&&&
Passados quatro anos, em Maio de 2017 voltei à carga. Na verdade, avancei mesmo! Hoje 5 de Junho de 2017 o trabalho está completo. Faltam as revisões finais.
&&&

Susejo
Um dia igual a tantos outros naquela paisagem agreste, um velho e um miúdo estavam a descansar do nada fazer, sentados num tosco pedregulho por debaixo de uma oliveira milenária.
Do nada fazer era mentira, porque um rebanho misto de ovelhas e cabras estava a seu encargo; embora na verdade fosse um corpulento cão a fazer a tarefa, quase na sua totalidade, direi eu.
--Avô, conta-me a estória do sábio Susejo, mas completa. Ele era sábio, não era?
--Completa? Ainda há dias ta contei…nesta lua já é a terceira vez. Susejo sabia muita coisa, por isso podemos dizer que era um homem sábio, mas ele era muito mais que isso
--Quero! Eu gosto muito. Porque razão o avô não escreve a estória para todos poderem ler?
--Não meu querido, esta estória é para ser transmitida de avô para neto, tu serás o próximo guardião para as narrares ao teu neto e ele ao neto dele, será assim até aos confins do tempo, assim como já acontece há mais de mil anos. Penso que há mil trezentos e cinquenta anos.
Os dois seres, um idoso com muita idade e um garoto com pouca, vestidos com simplicidade calaram-se durante alguns breves momentos. A tarde caminhava para o fim, era Maio, o tempo estava quente, sabia bem-estar à sombra da vetusta oliveira. Segunda a lenda plantada por Susejo.
A paisagem que os rodeava era montanhosa, ao fundo via-se uma povoação com idade indefinida que pouco crescera nas últimas centenas de anos. A aldeia ficava num planalto daquela cadeia de montanhas.
O rapaz estava na expectativa do inicio da narração, o avô nunca contava a estória da mesma maneira; na verdade o velho aumentava ou omitia conforme a sua disposição e conforme a quantidade de licor de leite que ingerira.
Por sua vez o rapaz fazia quase sempre as mesmas perguntas, embora usasse variadas construções nas suas frases.
O idoso de barbas brancas e cabelo ralo, tossicou como a clarear a sua já pastosa voz, depois começou mais uma vez a contar a lenda que ele afirmava ser verdadeira.
“Um dia, já lá vão muitos séculos, ao alvorecer entrou na nossa aldeia um homem de meia-idade, vinha exausto e ferido. Parou para descansar e matar a sede junto ao poço comunitário da povoação situado no centro do burgo.
O estranho deitou-se no chão poeirento com a cabeça apoiada dum rebordo de uma pedra; de seguida adormeceu de cansaço.
Acordou já o sol queimava.
Uma pequena multidão apreciava o espectáculo. Os putos faziam macaquices à volta do forasteiro. O povo estava, todo ele, receoso e na expectativa.”
--Receoso porquê? Então ele não tinha chegado doente?
--Naquele tempo o povo era muito supersticioso. Agora continua, mas nada que se compare. Talvez tivesse medo que o homem viesse doente da peste, coisa muito habitual naquela época. Ou então que viesse perseguido por tropas ou bandidos. Eram tempos muito difíceis para a raça humana.
Depois de esclarecer o neto, o velho voltou à narração:
“O estranho olhou para os mais velhos com olhos suplicantes, mas ninguém reagia. Olhavam para ele com desprezo e rancor. Foi então que uma jovem viúva se antecipou a todos, pegando na mão do estrangeiro. Disse umas palavras que ninguém ouviu, amparou-o e depois levou-o para o seu lar que ficava a cinquenta metros da fonte.
As velhas, maldosas, começaram logo com pitafos e os homens com olhos gulosos de inveja. Desde a morte do companheiro que ninguém via qualquer homem transpor a porta da casa da mulher.  
A viúva era jovem e bonita. A boa senhora esteve-se borrifando para eles. Cambaleando devido ao esforço, os dois desapareceram na abertura a que chamavam porta e entraram no casebre.”
--Sabes meu neto, naquele tempo a nossa aldeia era muito diferente de hoje, nos aspectos morais. Era uma terra de ladrões, mentirosos e mesmo criminosos. Havia também muita doença. Por vezes a seca prolongava-se, devido à falta de água quase tudo se extinguia.
Os viajantes evitavam passar por cá. Também é verdade que ficava e fica fora das rotas principais. Repara que por cá ainda hoje não passam as caravanas.
--E agora a nossa aldeia é diferente?
--A nossa terra, como povoação, continua na mesma. Continua fora das rotas. Aumentou contudo muito pouca a população. Hoje é uma aldeia mais decente. Vivemos razoavelmente dentro das limitações. As pessoas são melhores que há mil anos.
--Isso é bom, não é avô? Quais foram as razões para essas melhorias?
--Claro que sim meu neto, isso é bom! As razões são explicadas nesta narrativa desse tempo, há muito passado.
--Conte mais coisas do Susejo.
--Amanhã também é dia: não tarda a escurecer e não há necessidade de irmos aos tropeções e não ver bem as ovelhas e as cabras. Amanhã continuo, depois de vires da Escola.
Balada para Aras e Susejo
Passo a passo
Num arrastado andar
Num lento caminhar
Susejo vai chegando.
Doente de feridas,
E de esperanças perdidas!
O dia vai nascendo
Na adormecida aldeia,
Passo a passo
Num lento crescendo.
Chilreiam aves e putos,
Em passos de dança.
E elas, receosas…
As mulheres cansadas,
As mulheres prenhas,
E as velhas trôpegas e feias.
Os homens enrugados
Cheirando a covil,
Por perto mal cheirosos
Sisudos os velhos barbudos.
Todos olham curiosos,
Todos olham espantados.
Todos maldosos
Com olhar cruel,
Para o estranho que vem,
Passo a passo
Num lento caminhar,
Doente de feridas,
E esperanças perdidas.
Entrou Susejo na aldeia.
Então a virtuosa viúva,
Bela e jovem Aras
Susejo recolheu.
A viúva Aras
De Susejo benfeitora,
Suas feridas, Aras tratou,
Seus trapos, Aras lavou!
De corpo limpo
E alma pura
Susejo, Aras amou!
A boa senhora
De corpo são,
De coração lindo,
De alma divina,
Aras, Susejo amou!
Antobar, 11/5/2013
No dia seguinte, logo que saiu da escola, o rapaz após comer uma bucha com queijo dentro e beber uma caneca de leite partiu ao encontro do avô. O velho subira mais cedo para o planalto para aproveitar as pastagens ainda frescas.
O rapaz gostava de estudar, mas gostava mais de liberdade e ouvir as estórias do avô, em especial a do Susejo.
O velho lá estava sentado debaixo da velha oliveira, olhando para agreste paisagem um milhão de vezes vista. O seu pensamento contudo voava através dos tempos e da memória.
--Olá avô! Está a dormir?
--Não rapaz! Então como decorreu a escola, aprendeste alguma coisa para me contar?
--Fizemos contas, fizemos um ditado e lemos um pouco. O professor ainda falou da história do nosso país. Mas para falar verdade fiquei com muitas dúvidas.
E assim foi, o rapaz pôs as suas questões ao seu velho avô, questões por sinal muito bem observadas.
A história daquele país era muito complexa e tinha de ser explicada com muito critério, coisa que o velho fazia com muito prazer tentando transmitir saber ao seu neto. Este como futuro guardião da lenda, ou verdade, sobre Susejo, precisava estar preparado.
Com calma foi ensinando as turbulências, o jogo político, as invasões, as imigrações, as guerras, as seitas. Falou de personalidades com influência na história daquela terra árida. Era uma história épica, de pobreza, rude, rica em sofrimentos. Pouca água, pouca vegetação, muitas pedras.
--Mas a nossa aldeia não é má de todo, pois não avô? Só é pena estarmos longe das principais rotas.
--Sim, há muito que a nossa terra melhorou. Estar longe das rotas por vezes é bom. Assim não somos mais vezes atacados. Tem coisas boas e coisas más.
--Avô, não fala hoje do Susejo?
O avô, já esperava essa interrogação. Alisou o farfalhudo bigode branco, clareou a voz e recomeçou mais uma vez:
“Depois de chegar à nossa terra muito doente, como disse ontem, Susejo foi recolhido por uma jovem viúva de seu nome Aras.
Aras, tinha enviuvado há cerca de um ano. O seu marido fora à capital e no regresso caíra numa emboscada tendo sido assassinado. Nunca se soube que bandido ou bandidos tinham feito a emboscada. Havia algumas desconfianças, mas nada de certezas. Talvez um inimigo secreto.
A senhora era muito bela e havia pretendentes que a cobiçavam e um deles deve ter pensado que a única forma de a conquistar era tirando o marido do caminho. É daí que vem a desconfiança.”
Nesta parte da narrativa, o rapaz perguntava sempre, embora já soubesse a estória de cor, de seguida e salteada:
--Avô, alguma vez apanharam o canalha ou os canalhas?
A resposta também saiu sempre igual:
--Sim meu neto! Quando chegar altura explico os pormenores.
Depois voltou à rotina da narração:
“Sob os epitáfios do mulherio, Aras entrou na sua humilde casa. Susejo gemia, apoiado nela, via-se bem que sofria.
O casebre da viúva era dividido em duas divisões. Uma maior fazia de sala comum, era sala de estar, era local de trabalho artesanal da viúva, tinha a cozinha que incluía um pequeno forno para cozer pão. A outra divisão era o quarto de dormir. Na traseira da casa havia um quintal divido em dois sectores, um para as cabras e galinhas, o outro para cultivar algumas hortaliças. Uma laranjeira e uma nespereira completavam esse quintal.
Na divisão menor, Aras deitou o ainda estranho na sua esteira de dormir. O homem mal reagia, via-se que atingira o limite da resistência. Precisava de descansar, precisava de alimento, mas era importante tratar de imediato as feridas que inundavam o corpo quase esquelético.
Começou por lhe dar a beber um pouco de água, lavando em seguida o rosto, onde sobressaiam dois expressivos olhos azuis, de admiração e agradecimento. Um pouco mais tarde Aras obrigou Susejo a beber leite de cabra para lhe dar alguma resistência.
Susejo adormeceu finalmente, despreocupado, como uma criança ao colo de sua mãe.
Aras sabia que era importante tratar das chagas do corpo, por que da alma já começara quando pegou no viajante e o levou para sua casa.
Começou por fazer um atento levantamento das feridas, inspeccionando todo o corpo excepto a zona das vergonhas.
Que fizeram a este pobre homem?! Não sei como ainda está vivo?! – Assim pensou Aras com expressão comovida.
Na verdade Susejo estava uma lástima. A cabeça estava ferida, como espetada por espinhos, as costas tinham marcas de chicote. Também as mãos e os pés estavam mal tratados, com estranhas marcas.
Deixando o desconhecido a dormir, Aras partiu para o matagal à procura de plantas medicinais que ela conhecia. Demorou cerca de duas horas a regressar.
Em casa começou logo a trabalhar em receitas que aprendera com sua avó quando era criança. Fez uma efusão para limpar as feridas e um unguento para as sarar, também um chá para baixar a febre.
E assim iniciou, o homem que veio de longe, uma longa recuperação.
Quando Susejo começou a dar acordo de si, a viúva quis saber coisas. Estava curiosa! Tinha esse direito.
O homem pouco se abriu. Disse que se chamava Susejo, vinha de longe e pensava ir para longe se não morresse antes.
Afirmou estar muito agradecido, mas preocupado com ela. O povo não ia admitir que ela mantivesse em casa um homem mais velho e ainda por cima desconhecido.
A mulher demonstrando forte personalidade, sempre foi dizendo, embora no fundo soubesse que ele falava verdade e tivesse medo.
--Não estou a fazer nada de mal, antes pelo contrário. Sou viúva, não tenho filhos, nem pais, por isso não tenho de dar satisfações a ninguém. Não se preocupe Susejo, trate de se curar isso é o mais importante.
E assim Susejo lá foi recuperando!
Mas na aldeia e não só, a coisa estava feia, ou seja: a vida estava difícil. A seca prolongava-se por tempo indeterminado, tudo ia secando. Por fim até o poço comunitário deixou de ter água. Tudo estava em risco de morrer.
Foi então que começou a correr na aldeia que a culpa era da viúva que recebera em sua casa, um estranho. Diziam que era uma maldição. De certeza eram amantes, diziam. Era preciso castigar a adúltera por apedrejamento.
Foi assim que explodiu a histeria num certo dia.
O povo juntou-se para apedrejar a jovem viúva. Consideravam que ela é uma adúltera em memória do falecido marido.
Era assim naquele tempo. Mulher viúva não podia ter mais homem. Tinha de ser uma espécie de enterrada viva. Devia vestir eternamente de preto e nem sorrir podia.
Na aldeia havia entretanto o drama da longa seca. Isso tinha agravada a disposição daquele povo atrasado. Os homens estavam quase loucos e ainda mais intolerantes do que era já o seu costume.
As mulheres não estavam melhores, antes pelo contrário. Sentiam a responsabilidade de ajudar os maridos e de ter alguma coisa para os filhos e para o gado.
Foram elas que um dia começaram a gritar que era tudo culpa de Aras que metera um homem em casa.
Juntaram-se umas dezenas de histéricas defronte da casa Aras gritando por ela. Ela estava cheia de medo, mas com consciência limpa, não se fez rogada e enfrentou a turba enfurecida.
Os homens ao longe, carrancudos, aguardavam para o que fosse necessário, se alguém fosse defender a viúva, eles entrariam em acção. Os gaiatos ao longe choravam de pena, porque gostavam de Aras que até lhes dava doces.
Ia começar o apedrejamento, ou seja a lapidação, o castigo nessa época para as mulheres adúlteras.
Susejo ainda combalido saiu do casebre e colocou-se à frente da sua benfeitora para a proteger das pedras. Ao mesmo tempo erguia as mãos na direcção do céu gritando que nada de vergonhoso tinha acontecido entre ele e Aras.
Ninguém acreditou nisso. As pedras começaram a ser lançadas na direcção da entrada do casebre, atingido algumas Susejo que não saía da frente da viúva.
Foi então que um garoto gritou.
--Está a começar a chover! Está a começar a chover!
--Milagre, milagre!
Gritaram as mulheres, deixando cair as pedras no solo poeirento, mas agora a ficar enlameado.
--Sim milagre!
Berraram os homens.
Os cachopos começaram logo a chafurdar nas águas que caiam com mais intensidade.
Um velho, muito velho, o mais bêbedo da aldeia e também o mais louco. Ergueu-se e falou bem alto o seu pensamento.
--Foi milagre do Susejo! Foi milagre do Susejo!
Num ápice as mulheres ajoelharam chorando e pedindo perdão a Aras e a Susejo.
Assim começou a lenda!”
--Avô! Houve mesmo milagre nesse dia? Foi o Susejo que fez o milagre?
--O avô não sabe meu rapaz. Milagre do Susejo não sabemos, mas o povo achou que sim. Mas não houve um milagre, houve vários nesse dia.
--Como assim, avô?
--Primeiro: ter naquela hora dramática começado a chover, foi um milagre! A seca estava a matar tudo e todos. Segundo: depois não assassinarem Aras e por tabela Susejo, foi outro milagre. O terceiro milagre foi o momento: a partir desse dia nada voltou a ser igual na povoação, a nossa terra.
“Após o milagre da chuva nada mais foi igual no povoado. Sim, porque os habitantes assumiram que era um milagre e dessa obsessão não saíram. Também não fazia mal ao mundo antes pelo contrário.
Logo que a saúde permitiu Susejo começou a labutar ao lado da viúva, para pagar todo o bem que ela lhe tinha feito. Levava o gado a pastar, tratava da horta e num pequeno monte pertença de Aras plantou meia dúzia de oliveiras. Uma pequena horta na traseira do casebre, dava um pouco de tudo, se não faltasse a água.
Por sua vez Aras era uma excelente artesã, manufacturava roupas que fazia em troca de alguns produtos de sua necessidade.
Com a ajuda do Susejo, a vida da viúva melhorou muito. Por sua vez Aras ajudava muito as crianças.
Susejo, vendo o interesse da viúva na sua pessoa, disse-lhe que um dia partiria e era para breve. Aras pediu-lhe que ficasse o mais tempo possível e se partisse que regressasse sempre.”
--Ele ficou muito tempo avô? O avô contou que houve mais milagres…
--Ninguém sabe se foram milagres, mas o povo diz que sim. As pessoas são sábias na sua ignorância. Eu conto, mas sá amanhã. Vamos para casa!
No dia seguinte à tarde, avõ e neto voltaram a sentar-se sob a sombra da milenária oliveira plantada por Susejo. Enquanto o possante cão tomava conta do pequeno rebanho, o idoso guardião retomou a narrativa:
“Na verdade, Susejo manteve-se na aldeia alguns anos. Como queria ser útil, começou a dar aulas aos mais novos e aos mais velhos, homens e mulheres. Durante esses anos o povo da aldeia aprendeu imenso com o desconhecido que uma manhã entrou na povoação a arrastar-se e foi socorrido pela viúva Aras contra a vontade da população.
Acontecia com regularidade surtos de doenças estranhas, que atacava em especial as crianças e os idosos. Os povos chamavam-lhe a peste.
Mais uma vez a peste voltou! As mulheres dirigiram-se a casa da viúva para pedir ajuda a Susejo. Queriam mais um milagre.
Com ajuda de Aras o homem foi até à montanha regressando horas depois com uma sacada de plantas que só ele conhecia, nem a viúva; ela que tanto sabia.
Enquanto fazia uma efusão de sua autoria, Susejo mandou ferver a água e o leite. Depois foi dando a beber aos doentes a dita efusão. Uma semana depois a epidemia tinha sido vencida. Mais uma vez o povo aclamou Susejo dizendo ser mais um milagre.
Durante mais um tempo, Susejo foi educando o povo. Acabando por escrever num bloco de pedra alguns conselhos.
Eram conselhos que tinham a ver com valores morais e de higiene!
Ainda hoje a pedra está no centro da povoação e é venerada por todos.
Embora ninguém soubesse, porque nunca foi divulgado a viúva começou a frequentar a esteira de Susejo.”
--Avô, sempre descobriram quem assassinou o marido de Aras?
--Descobriu o Susejo por um acaso. E por acaso fez-se justiça.
--Conta avô.
E o velho avô contou:
“Numa das idas de Susejo à montanha, para ter sossego no seu meditar, ele foi atacado por um meliante.
Era um canalha da aldeia, embora não mostrasse a cara, Susejo reconheceu o bandalho pelo cheiro e pela voz.
Disse o agressor:
--Vais morrer intrometido, como aconteceu com o marido de Aras. Ela não quer ser de mim, não será de ninguém. Morre intrometido!
Dizendo isto puxou de um afiado cutelo e avançou em força para Susejo. Este com agilidade desviou-se e o canalha precipitou-se montanha abaixo. Mais de duzentos metros foi a viagem, ficando esborrachado.
Nessa noite os lobos tiveram um inesperado festim!”
--Avô, porque razão Susejo não ficou a viver o resta da vida na nossa aldeia?
--Não sabemos meu querido, penso que ele tinha uma missão superior na vida, por isso tinha de partir.
E assim foi:
“Um dia Susejo disse a Aras que chegara o momento de partir, mas que voltaria um dia. Ela chorando compreendeu que Susejo tinha uma longa missão na vida, a estadia na aldeia tinha sido somente mais uma etapa nessa caminhada.
Um dia ao alvorecer, vestido com a velha túnica, Susejo partiu na direcção oposta ao da sua chegada.
Aras foi a única pessoa que o viu partir e no pequeno monte junto das oliveiras por ele plantadas ficou acenando um adeus até Susejo desaparecer no horizonte! Nascia o sol!
A povoação tinha mudado radicalmente, esse tinha sido o principal milagre. Por isso, um guardião foi nomeado, para transmitir para sempre a estória de Susejo às gerações futuras.”
Fim


29/5/2017
Notas:
Às onze horas terminei a construção Susejo. Agora é preciso organizar, corrigir e aprofundar! 29/5/2017
Às vinte e três horas terminei a organização e uma primeira revisão! 5/6/2017

Sinopse do conto Susejo:
Um homem entra em certa madrugada, numa aldeia da montanha de país árido. Vem estropiado, cansado e muito ferido. A população reage mal à sua chegada, excepto uma viúva que o recolhe e trata as suas feridas.
Uma seca prolongada para lá do habitual, transtorna e enlouquece parte da população. O povo reage e quer destruir a viúva por pensar ser ela a causadora da seca.
O homem já quase recuperado, faz de escudo protegendo a viúva, disposto a sacrificar-se por ela.
Por coincidência, ou não, nesse preciso momento começa a cair a chuva. Primeiro devagar mas logo a seguir torrencial.
O povo considera isso milagre! Milagre feito por aquele estrangeiro.
Tudo muda na opinião dos habitantes. Aceitam o homem e desculpam a viúva.
O homem desconhecido começa então a ajudar a aldeia, fazendo coisas que todos consideram milagres.
Com o tempo a aldeia tornou-se lugar de esperança!
Anos depois, numa madrugada o homem parte para destino que só ele sabe, mas no sentido contrário ao da chegada.
A estória é contada e recontada por um velho ancião ao seu jovem neto, numa passagem de guardião para novo guardião. O guardião da memória.
30/5/2017
Dedico esta minha metáfora, espiritual, ao meu grande amigo Alberto Henriques da Silva, o homem mais cristão que conheço, na sua pureza de valores!
José Bray
5/6/2017




1 comentário:

  1. Meu amigo Bray, o texto está "redondo" - velho jargão de quem escreve para nominar um excelente e denso texto! Na realidade, fiz um releitura - mais que necessária para apreciar os detalhes e a inteligente metáfora do homem mais cristão que conhecemos: "Nosso Senhor Jesus Cristo", reencarnado no protagonista do inesquecível Conto SUSEJO! Parabéns, ao amigo/escritor

    ResponderEliminar