domingo, 29 de junho de 2014

Xadrez - Memorial Vareda versus Nacional Semi-rápida Equipas

135 - Xadrez – Memorial Vareda versus Nacional de Semi-rápidas
Com atraso, mas pleno de oportunidade venho escrever mais uma vez sobre o Memorial José Vareda versus Nacional de Semi-rápidas Equipas.
Como todos os xadrezistas sabem o Memorial Vareda disputa-se há vinte e cinco anos na Marinha Grande sendo até 2012 simultaneamente o Nacional de equipas. O que muita gente não sabe é que fui eu quem criou a prova em homenagem ao doutor José Henriques Vareda, ilustre cidadão da cidade vidreira. O nosso “Doutor” foi um competente advogado defensor da liberdade, um não menos famoso político assim como um homem do associativismo e voluntariado em causas do bem público. Também era um admirador da nossa modalidade que praticava sempre que possível. Uma das obras da sua vida foi o SOM, ou seja, o crescimento e dignificação do seu Sport Operário Marinhense.
Após o seu precoce desaparecimento, com ajuda de alguns amigos decidi avançar para a realização de um Memorial em homenagem o nosso Doutor.
Poucas pessoas sabem que, nessa época não havia no calendário nacional o Campeonato de Semi-rápidas de equipas. Mas, ainda menos pessoas sabem que foi a Federação Portuguesa de Xadrez a pedir ao SOM para a prova ser também Nacional, o que teve a nossa aceitação, para bem da modalidade. Assim aconteceu durante de vinte e poucos anos. No último fim-de-semana de Janeiro, o Operário transformava-se na capital do xadrez.
A Federação tinha assim mais uma prova de prestigio no seu calendário, a maior parte da vezes a custo zero e sem nenhum trabalho. Desmintam-me se não for verdade.
Por este Portugal, há centenas de jogadores que têm uma grande simpatia, empatia e ternura por este evento. Façam um inquérito e analisem o resultado. Por cá passaram muitos jovens que hoje são pais e muitos foram pais e já são avós.
Pela Marinha Grande passaram milhares de xadrezistas e familiares. Não há clube de xadrez em Portugal que se preze, que não tenha troféus do Memorial nas suas vitrinas.
Através do tempo houve alguns problemas entre os dois organismos, FPX/SOM, mas com bom senso sempre foram ultrapassados, terminando inclusive na feitura de um protocolo.
Em 2013 levantou-se um contencioso a que sou alheio entre o SOM e a FPX, ou vice-versa. O resultado desse imbróglio é que foi separado o Memorial do Nacional ou vice-versa.
Na minha opinião, um tremendo disparate e falta de tacto de parte a parte! Ninguém ganhou com isso. De quem foi a culpa? Não estou de momento a tentar saber e muitos a incriminar.
Este ano o Memorial Vareda realizou-se com 12 doze equipas, por sua vez o Nacional foi jogado em Coimbra por 18 equipas. Um tremendo flop nas duas provas. Como disse em local certo, não merece a pena manipular as cabeças, foi mesmo um fracasso.
Quem ganhou com a falta de bom senso. O Xadrez? Os xadrezistas? O SOM? A Federação Portuguesa de Xadrez? Provavelmente ninguém!
Com tudo isto, o Memorial José Vareda pode ter morrido em 2014 e a Federação terá uma prova da treta, como se viu este ano.
Pergunto a todos os responsáveis.
Não é de parar e pensarem em retornar ao modelo antigo? Não será de dar o braço a torcer e o Memorial José Vareda voltar a ser o que sempre foi? É óbvio que sim! Pensem no assunto...para ajudar, se acharem útil, saibam que podem contar comigo.
José Bray, 29/6/2014



Sem comentários:

Enviar um comentário