sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tampinhas e cadeiras de rodas!

As tampinhas! E as cadeiras de roda!
Sabem quanto pesa um garrafão cheio de tampinhas? De 900 a 1000 gramas! É verdade! Há uns meses apercebi-me que um amigo andava a fomentar uma campanha de recolha de tampinhas para ajudar uma criança a adquirir uma cadeira especial, para o menino poder ter um mínimo de qualidade de vida. Daí para cá comecei a reparar na quantidade de campanhas a solicitar a colaboração de todos. Só no meu clube de bairro há duas crianças a precisar das ditas cadeiras. Sem precisar de ser muito esperto chego à triste conclusão que em Portugal deverão ser necessárias uns largos milhares de cadeiras, umas mais sofisticadas que outras, e todo o mundo a guardar tampinhas. Lamento que muitas tampinhas ainda vão directamente para o lixo e não sejam aproveitadas para as ditas campanhas. Falta de esclarecimento por um lado, falta de civismo por outro.
Vou falar do menino que está nas preocupações do meu amigo por sinal um grande cidadão de seu apelido Duque. Foi-me enviado a meu pedido o orçamento para a cadeira, por sinal especial, o seu preço é 8 000 euros (oito mil). Para alcançar este valor é preciso 80 000 quilos de tampinhas (oitenta mil), cada garrafão pesa no máximo 1 quilo, são necessários para lá de 80 000 (oitenta mil) garrafões. Estão a ver o filme? Quando será que esta criança vai ter a sua cadeira? Pensem na logística para angariar, movimentar e armazenar tão volumosa quantidade de tampinhas. A criança vai chegar a adulta sem ter cadeira se não houver outros apoios!
Tenho vergonha de pertencer a uma sociedade em que os seus governantes não resolvem estes dramas! Há dinheiro para todas a grandezas dos poderosos, dos “barrigas cheia” como dizia Zeca, mas não há dinheiro para a sobrevivência das infelizes crianças!
No dito orçamento que recebi ainda havia algo que envergonha os legisladores, tinha IVA incluído! Será que este tipo de equipamento devia ter IVA?
Amigos xadrezistas, vamos ajudar o menino através do Duque?

Sem comentários:

Enviar um comentário