terça-feira, 17 de julho de 2012

Xadrez-Lentas, semi-rápidas e rápidas (a polémica)

Polémica no Xadrez
Lentas, semi-rápidas e rápidas
Como todos sabem o xadrez de competição pratica-se em diversos ritmos, cada tem uma designação própria; partidas lentas, partidas semi-rápidas, partidas rápidas, partidas por correspondência (agora Net).
Há provas individuais e provas colectivas. Dentro das provas individuais há os campeonatos absolutos e os femininos. Chamam a atenção para a particularidade de não haver provas masculinas. Facto curioso!
Depois temos os subs 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20 e veteranos. Os homens são veteranos após os 60 anos, as mulheres após os 50 anos. Outro facto curioso!
Há quem defenda que o xadrez além de ser um jogo de competição ou simplesmente lúdico, é também e por isso mesmo; uma ciência, uma arte, uma filosofia, uma terapia e até mesmo uma religião.
Agora vossemecê pergunta qual a razão desta arrazoada toda?
Simples! Para chamar a atenção para a complexidade do xadrez!..
Neste momento há uma polémica levantada não sei por quem. Acabar ou não com as partidas lentas.
Pergunto, que mal fizeram as partidas lentas para estarem na berlinda?
Se não gostam de jogar lentas, joguem semi-rápidas ou rápidas. Eu não gosto de leitão, por isso não consumo, mas acho bem que quem goste o coma.
Não compreendo sequer os argumentos dos defensores do fim das partidas lentas. Não me parece justificação o ritmo de vida moderna ser acelerada. Os dias horas continuam a ter 24 horas ou 1440 minutos ou 86400 segundos.
Não se ouve uma sinfonia em velocidade acelerada lá porque o ritmo de vida acelerou. Não se lê um livro em diagonal ou sem assimilar só porque não há tempo para o ler!
Todos temos de tomar opções na vida! Quem quiser jogar lentas joga, quem não quiser não joga! Joga outro ritmo.
Contudo e aí sim, pode-se e deve-se dignificar as partidas semi-rápidas e as rápidas. Depois cada um fará a sua opção.
Na minha opinião, andamos a discutir o sexo dos anjos!..
O xadrez é um universo complexo, tem problemas mais prementes para resolver!
José Bray, 16/7/2012

1 comentário:

  1. Plenamente de acordo com o José Bray. Já vi equipas de futebol jogando nas calmas e dando bailes de bola aos rapidinhos.

    ResponderEliminar